Lendas

 São João de Pirabas é um berço de lendas através do do povo que possui uma farta imaginação. Algumas lendas como: a do Rei Sabá, das pedras que caem do céu, do lobisomem, da Princomar (empresa de pescado) e a da Porca.
  

Rei Sabá

De acordo com que é contado pelos mais antigos, Rei Sabá chegou em um navio negreiro e que naufragou em uma praia da região (atual praia do Rei Sabá) e lá ele ficou com seus filhos e sua esposa (a mais famosas dos filhos de Rei Sabá é Mariana) entretanto de lá ele não saiu então sentou-se de costas para o mar e lá virou pedra. Essa é uma das histórias contadas. A pedra existe é em formato de um homem sentado e lá ele recebe oferendas dos que acreditam em seus milagres. As oferendas (geralmente) são bebidas alcoólicas, balas (bombons). Em janeiro a praia fica lotada de pessoas de todas as partes do Brasil para vários rituais de umbanda. Em Pirabas se encontra o Rei Sabá e no Maranhão se encontra a espada dele.

Pedras caem do céu

Houve uma época em Pirabas em que misteriosas pedras começaram a cair, pedras maiores que dois tijolos juntos, bastante pesadas e de cor branca. As pedras começavam a cair "A tardinha" e só paravam ao amanhecer. Foram semanas de buscas intensas de moradores e policiais, "muitos diziam que eram crianças mas eu estive lá, e pedras caiam de cima de casas de dois andares, não era possível que fossem crianças". Bem essa é uma história recente aconteceu em 2006. Ao final de toda essa história as pessoas disseram que tudo aconteceu porque alguém leu o livro de São Cipriano (o livro da capa preta), um livro de feitiçarias e magia negra.

Lobisomem


Diferente das lendas europeias e estadunidenses o Lobisomem de Pirabas geralmente atacava galinhas e cachorros de rua, muitas pessoas dizem ter o visto de madrugada, até hoje não se sabe se foi verdade ou mentira.

Lenda da Princomar

A Princomar é uma empresa de pescado que existe na cidade e exatamente no local onde hoje existe essa fábrica foi um antigo cemitério. De acordo com os funcionários do local, a noite principalmente ouve-se gemidos e pode-se ver pessoas estranhas perambulando pela fábrica e pela rua próxima a ela. Jornalistas já foram até lá passar uma noite e não conseguiram avistar nenhum fantasma ou visagem, como é chamado em Pirabas.

A porca

Essa foi uma das lendas mais levadas a sério na cidade, a Porca é como se fosse um lobisomem entretanto apesar de ser uma Porca grande, trata-se de um homem que segundo os moradores de São joão de Pirabas, se transformaria na Porca ao invès de lobo. De acordo com a população a Porca aparecia a noite e também comia galinhas e animas de rua. Muitas pessoas afirmam ter visto ou ouvido a Porca. Ela deixou de existir quando a pedido da população que outrora vivia amedrontada, a intervenção da polícia local, que fora a procura do animal para matá-lo, conseguira dar um tiro certeiro no braço da Porca e no dia seguinte um homem da comunidade apareceu com um braço ferido no mesmo local, sendo preso na delegacia. Essa lenda também foi atribuída ao livro de São Cipriano (o livro da capa preta), pois descobriram que tal homem o possuía a tempos.
São João de Pirabas tem muito a mostrar e contar para o Brasil.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 



2 comentários:

  1. muito divertido gostei,não conheço este lugar mas meu pai nasceu ai,era filho de juca balá um grande arpoador de pirapemas da região,qualquer dia visitarei esta cidade para conhecer a cidade natal de meu pai e de meu avô.

    ResponderExcluir